• Santa Casa no Facebook

122 Anos de história

 

Santa Casa de Franca | Histórico

Fundada em 16 de junho de 1897 por um grupo cidadãos beneméritos, liderados pelo padre Cândido Martins da Silveira Rosa, a Santa Casa de Misericórdia de Franca iniciou suas atividades formais em janeiro de 1901, conforme registro em ata; primeiramente como Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Franca e depois como Fundação, a partir de 19 de dezembro de 1935, segundo registro no 1º Cartório de Notas desta Comarca.

Reunidos no antigo “Largo da Misericórdia”, os cidadãos que participaram da decisão foram: Comendador Bento José do Vale, Álvaro de Lima Guimarães, Joaquim Marcondes de Faria, José Inácio de Souza, Thomaz José da Mota, Lucas Borges, Henrique Ferreira Barbosa, José Marcelino de Queiroz, José Bernardes Pinto Júnior, Joaquim Andrade Nascimento, Godofredo Alves de Castro, Álvaro de Lima Guimarães Júnior, Dr. José Luiz dos Santos Pereira, Antônio Carlos Barbosa, José Carlos de Vilhena e Ovídio Tristão de Lima.

A Irmandade exerceu suas atividades filantrópicas desde o início. A planta do primeiro prédio teria sido projetada em Paris, sob orientação e cuidados do Dr. Jonas Deocleciano Ribeiro.

Até os anos 80 foram construídos os primeiros pavilhões da instituição: o Pavilhão denominado Dr. João Marciano de Almeida e o Pavilhão da Maternidade. Em 1988 foi Inaugurado o “Hospital do Coração” e em 2002 é inaugurado o Hospital do Câncer de Franca, iniciando o atendimento com as primeiras sessões de Radioterapia.

No dia 11 de novembro de 2008, a Assembleia Geral da Fundação, aprova a alteração da razão social da instituição de Fundação Civil Casa de Misericórdia de Franca para Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca.

 

A instituição hoje

A Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca é hoje um complexo hospitalar de referência regional de urgência e emergência em média e alta complexidade com três unidades hospitalares: Hospital Geral, Hospital do Câncer (Unidade Oncológica), Hospital do Coração (Unidade Coronariana) e Centro de Reabilitação com atendimento multidisciplinar. Além dessas unidades de tratamento a Fundação é uma OSS – Organização Social de Saúde que administra os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) das cidades de Franca, Taquaritinga, Casa Branca e Campinas – mediante avaliação prévia do Governo do Estado de São Paulo).

Sendo o único hospital de referência terciária do SUS em toda a região, atende a 22 municípios da DRS VIII, incluindo Franca - uma população estimada em cerca de 700 mil habitantes.

Figurando entre as instituições filantrópicas mais antigas da cidade, a Santa Casa de Franca já superou muitas crises e comemorou grandes conquistas, tal qual o título de “Hospital Amigo da Criança” em 2006 e 4 certificações Ouro em Qualidade e Excelência pelo Banco de Leite Humano. Constantes investimentos em gestão, programas de qualidade, equipamentos e manutenção, melhorias no ambiente físico e no atendimento e em ensino e pesquisa, qualificaram a instituição a ser reconhecida como Hospital de Ensino, em junho/2014. Por consequência deste título, a administração, que possui parcerias saudáveis com o Município, o Estado, Governo Federal e com as instituições de ensino locais, mantém dois Ambulatórios-Escola em parceria com o Centro Universitário Municipal (Uni-FACEF) e com a Unifran (Universidade de Franca) para os estudantes dos cursos de Medicina e demais cursos voltados à formação de profissionais de saúde.  Possui ainda um Plano Diretor para os próximos 15 anos com vistas à construção de um Complexo Hospitalar onde hoje se encontram os Hospitais do Coração e do Câncer, reunindo a Santa Casa a estas unidades em um só local com uma nova estrutura com capacidade para 400 leitos, que facilitará ainda mais a vida dos pacientes atendidos e a logística de uso dos equipamentos e transportes da instituição – proporcionando mais conforto, eficiência, praticidade e qualidade ao público.

Definitivamente uma instituição com mais de um século de experiência acumulada em atendimento à saúde – e com visão aguçada para a contínua evolução em UM NOVO TEMPO!

__________________
 

GESTÃO

. Diretoria Clínica Santa Casa: Ciro de Castro Botto

. Diretoria Técnica Santa Casa: Marcelo de Paula Lima

. Diretoria Técnica Hospitais do Coração e Câncer: Dr. Laurence Dias de Oliveira

. Presidente Voluntário: Tony Graciano 

. 1º Vice-Presidente: João Batista de Lima      

. 2º Vice-Presidente: Sidnei Martins de Oliveira      

. Diretor Administrativo: José Cândido Chimionato

. 1º Vice-Diretor Administrativo: Aguilar Dias Fernandes

. 2º Vice-Diretor Administrativo: Onofre de Paula Trajano       

. Diretor Financeiro: Paulo Faleiros Diniz        

. 1º Vice-Diretor Financeiro: Atail Lourenço   

. 2º Vice-Diretor Financeiro: Milton de Paula Martins

. Administrador Geral Hospitalar: Thiago da Silva   

 

Missão

Assistência e ensino voltado à saúde.

Valores & Principios

1 ·Empatia: Se colocar no lugar da outra pessoa entendendo seus sentimentos e emoções.
 
2 ·Transparência: Ter clareza nas ações e na prestação de contas.
 
3 ·Integridade: Honestidade e imparcialidade nas atitudes.
 
4 ·Comprometimento: Compromisso com o que faz
 
5 ·Acolhimento: Hospitalidade, ter afeto e acolher o outro.

Visão

Ser uma instituição sustentável, com equilíbrio econômico financeiro, reconhecida pela excelência na assistência em saúde e na geração do conhecimento, através da melhoria contínua de processos, tecnologia inovadora e comprometimento de seus colaboradores.

Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca 2014 © Todos os Direitos Reservados