07/03/2017

Santa Casa realiza Kaizen no Centro Cirúrgico

Na manhã de 6 de março, aconteceu a abertura oficial do Evento Kaizen no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Franca.

Uma equipe multiprofissional foi escalada dando início aos trabalhos que irão identificar os diversos pontos com potenciais melhorias no setor, focando na prevenção da infecção hospitalar, através da conscientização dos profissionais quanto às normas e protocolos de higienização, além de adequações no espaço físico, que irão proporcionar uma dinâmica mais eficiente nos processos do Centro Cirúrgico.

Os componentes do Kaizen estão contando com o apoio dos profissionais do CCIH da Santa Casa (Comissão de Controle de infecção Hospitalar), da Tecnologia da Informação, Manutenção, Limpeza e demais áreas necessárias ao suporte técnico.
O processo será concluído nesta sexta-feira, 10 de março, quando os participantes se reunirão no anfiteatro da Santa Casa para apresentação dos resultados.

A filosofia Kaizen é originária do Japão e significa “mudança para melhor” – visando a melhoria contínua em todos os processos e estruturas de uma organização, independente de sua linha de atuação. Na área da saúde, a Santa Casa de Franca tem implantado esta filosofia de forma praticamente pioneira, uma vez que apenas alguns hospitais no Brasil já deram início a este trabalho.

Em pouco mais de três anos o Complexo Hospitalar de Franca (Santa Casa, Hospital do Coração e Hospital do Câncer) tem obtido excelentes resultados, pois, a melhoria nos processos e no próprio espaço resultou em economia e melhor uso de recursos, com foco em novos investimentos, otimização de tempo e dinamização no atendimento ao público usuário das unidades hospitalares.