• Clique para realizar uma busca
  • Santa Casa no Facebook

NOTÍCIAS

08/03/2018

Dia Mundial do Rim

O Dia Mundial do Rim, comemorado este ano no dia 8 de Março, tem o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância de manter uma boa saúde dos rins, órgão de grande importância para a funcionamento do corporal.

A cada ano, escolhe-se um assunto como símbolo da campanha. Neste ano de 2018, a saúde da mulher é o tema principal. As mulheres são mais acometidas pelo lúpus, doença em que o sistema imunológico do corpo ataca as próprias células e órgãos, acometendo os rins em metade dos casos. Além disso, as mulheres são mais suscetíveis as infecções urinárias, devido a sua anatomia, possibilitando complicações renais.

A Liga Acadêmica de Nefrologia de Franca, associada à SBN, e a Santa Casa de Franca, com intenção de participarem e contribuírem para essa campanha, realizarão a iluminação do prédio da Santa Casa, do município de Franca, com a cor rosa, em referência a saúde da mulher, tema principal dessa edição do dia mundial do rim. A iluminação especial será realizada na noite de quinta-feira, pretendendo chamar atenção e desencadear uma reflexão a respeito da importância desse órgão nas pessoas que passarem pelo local.

No Brasil, a prevalência de pacientes em tratamento dessas doenças aumentou 150% em uma década, passando de 24 mil em 1994 para 60 mil em 2004. Assim, a Doença Renal Crônica (DRC) é um problema mundial de saúde pública.

Os principais fatores de risco para enfermidades renais são: hipertensão, diabetes, obesidade, sedentarismo, alta ingestão de sódio.

Prevenção:
• A melhor prevenção é ir ao nefrologista, seguindo suas orientações.
• Abandonar o sedentarismo e tabagismo, iniciando atividades físicas, conforme orientação médica.
• Procurar manter uma alimentação saudável, com redução de sódio e alta ingestão de água.
• Realização de exame de creatinina.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) participa do Dia Mundial do Rim coordenando campanhas em todo território brasileiro e elaborando materiais informativos que são distribuídos em diversas regiões. Além disso, a SBN realiza importante ação de publicidade, estimulando a iluminação de pontos turísticos e históricos em diversos municípios do país, com as cores que representam a campanha, alertando a população para a questão da DRC.

 

Fonte: Liga Francana de Nefrologia - LANEF

Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca 2014 © Todos os Direitos Reservados
Visualcom

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.