14/03/2017

Equipe da Santa Casa conclui Kaizen no Centro Cirúrgico

Na tarde de 10 de março, a equipe do Kaizen concluiu os trabalhos da semana no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Franca.

A equipe multiprofissional iniciou os trabalhos ainda na semana do Carnaval, identificando os diversos pontos com potenciais melhorias no setor, focando na prevenção da infecção hospitalar, através da conscientização dos profissionais quanto às normas e protocolos de higienização, além de adequações no espaço físico, buscando maior eficiência nos processos da área.

Os profissionais do CCIH da Santa Casa (Comissão de Controle de infecção Hospitalar), da Tecnologia da Informação, Manutenção, Limpeza e demais áreas deram total suporte técnico para que o processo fosse concluído pontualmente nesta sexta-feira, quando todos se reuniram para uma cerimônia oficial no anfiteatro da instituição - e os participantes receberam seus certificados de conclusão.

O presidente da Santa Casa, José Cândido Chimionato parabenizou a todos os envolvidos pelo empenho na realização das melhorias e disse que fará todos os esforços necessários para que o Kaizen continua a trabalhar por mudanças tão importantes para a busca da excelência no atendimento de saúde à população.

Thiago Silva, administrador do Complexo Hospitalar, disse que a experiência da Santa Casa de Franca com a implantação da filosofia Kaizen é pioneira no Brasil no setor hospitalar - e tem servido de exemplo para várias instituições de saúde; Thiago finalizou parabenizando a equipe.

KAIZEN - o que é?

A filosofia Kaizen é originária do Japão e significa “mudança para melhor” – visando a melhoria contínua em todos os processos e estruturas de uma organização, independente de sua linha de atuação. Na área da saúde, a Santa Casa de Franca tem implantado esta filosofia de forma praticamente pioneira, uma vez que apenas alguns hospitais no Brasil já deram início a este trabalho.

PIONEIRISMO

Em pouco mais de três anos o Complexo Hospitalar de Franca (Santa Casa, Hospital do Coração e Hospital do Câncer) implantou a filosofia Kaizen, sendo uma das instituições pioneiras no Brasil no setorr da saúde - e tem obtido excelentes resultados, pois, a melhoria nos processos e no próprio espaço resultou em economia e melhor uso de recursos, com foco em novos investimentos, otimização de tempo e dinamização no atendimento ao público usuário das unidades hospitalares.