15/09/2017

Santa Casa e Lions realizam Caminhada

O Complexo Hospitalar de Franca, através da Comissão de Transplantes da Santa Casa de Franca, juntamente com o Lions de Franca, realizarão no próximo dia 30 de setembro a Feira da Saúde, na praça central da cidade (Praça Nossa Senhora da Conceição) – onde haverá diversos serviços de saúde direcionados à população, como: Odontologia, Aferição de pressão arterial, Teste de audição, Acuidade Visual, Doação de Órgãos/DST-AIDS, Podologia, Prótese mamária, Primeiros socorros, Glicemia e Atividade física.

Neste mesmo dia 30, acontece às 7h30 da manhã a Caminhada de Conscientização ao Diabetes e Doação de Órgãos, com saída em frente à Padaria Estrela e chegada na praça, já com a Feira da Saúde preparada para recepcionar os participantes.

A Santa Casa e o Lions, durante todo o dia estarão, além dos serviços, fornecendo informações úteis à população sobre cuidados com a saúde, prevenção de doenças, atitudes para melhoria da qualidade de vida, dados sobre doação de órgãos, no intuito de que as pessoas sejam multiplicadoras destes conhecimentos, auxiliando seus familiares, amigos, colegas de trabalho e todos com quem tiverem contato.

A CIHT (Comissão Intra Hospitalar de Transplantes da Santa Casa de Franca) – que no dia 27 de setembro comemora o Dia da Doação de Órgãos – disponibiliza alguns dados importantes que podem ser compartilhados com a população.

MÚLTIPLOS ÓRGÃOS

A Santa Casa de Franca atua na captação de órgãos há 15 anos e desde então a CIHT apresenta os seguintes resultados:

. Rim = 170 unidades captadas

. Fígado = 84 unidades captadas

. Coração = 06 unidades captadas

. Pâncreas/Rins = 10 unidades captadas

. Ossos = 08 unidades captadas

CÓRNEAS

Há 14 anos o Projeto Luz desenvolve atividades de entrevista familiar para consentimento à doação de córneas, no momento do óbito, de potenciais doadores. Conta atualmente com 22 voluntários da sociedade civil, membros do Lions, Rotary e Maçonaria, que dispõem de 12 horas de plantão em disponibilidade para entrevista familiar, na Santa Casa, Hospital do Coração e Hospital São Joaquim.

Foram 5.354 unidades de córneas captadas nestes 14 anos de atividades.

CIRURGIA DE TRANSPLANTE DE CÓRNEAS SANTA CASA DE FRANCA

A Santa Casa de Franca realiza desde o ano de 2004, o transplante de córneas. As cirurgias acontecem no Hospital do Coração e tem como médica cirurgiã responsável a Dra. Raquel Mariana de Toledo.

Foram 154 Transplantes realizados até julho de 2017.

LISTA DE ESPERA DE CANDIDATOS AO TRANSPLANTE

O cadastro Técnico Único, a chamada Lista de Espera no Estado de São Paulo, segundo dados da ABTO – Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos registrou até junho de 2017 o número de 15.162 pessoas à espera pelo transplante. Esta lista está separada por órgãos e tecidos para cada Estado com critérios predefinidos para a priorização de pacientes graves ou em eminência de morte:

·        10.682 pessoas aguardando pelo transplante de rins;

·        559 pessoas aguardando pelo transplante de fígado;

·        120 pessoas aguardando pelo transplante de coração;

·        81 pessoas aguardando pelo transplante de pulmão;

·        18 pessoas aguardando pelo transplante de pâncreas;

·        414 pessoas aguardando pelo transplante pâncreas/rim;

·         3.288 pessoas aguardam pelo transplante de córneas.

________________