27/12/2016

Santa Casa recebe Conselho da Criança e apresenta equipamentos

Dia 19/12/16, às 14 horas, a Santa Casa de Franca inaugurou oficialmente os equipamentos adquiridos graças à verba direcionada pelo CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca.

Estes aparelhos serão utilizados para cuidados e tratamento de crianças e adolescentes internados nas unidades do Complexo Hospitalar, que engloba o Hospital Central, Hospital do Coração e Hospital do Câncer.

O presidente do Complexo Hospitalar Santa Casa de Franca, José Cândido Chimionato, juntamente com membros de sua diretoria administrativa, recebeu o presidente do CMDCA, Luís Fernando Nascimento, a vice-presidente, Vanessa Aparecida Barbosa Tristão e os Conselheiros Lígia Gonçalves Dias Pedrosa, Flávio Paulo de Faria e Lécio Honorato Pereira – em um encontro durante o qual agradeceu a todos os responsáveis pela viabilização da verba e, em seguida passou em visita aos setores nos quais estão sendo utilizados os equipamentos adquiridos.

O CMDCA foi o responsável pelo direcionamento desta verba à Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca, no valor de R$ 178.581,00 - o que permitiu que fossem adquiridos os aparelhos de Fototerapia, Respirador e Berço Incubadora. Para a aquisição destes equipamentos foram utilizados efetivamente R$ 177.600,00 – havendo uma sobra de R$ 981,00 que será devolvida ao Conselho.

A tecnologia usada por estes equipamentos é de última geração, possibilitando que tanto o tratamento quanto o acompanhamento dos pacientes sejam realizados em níveis avançados, o que permite às equipes médica e de enfermagem obterem melhores resultados clínicos.

Entenda cada aparelho:

. Fototerapia:
consiste em um dispositivo que utiliza luzes especiais como forma de tratamento, sendo muito utilizada em recém-nascidos que apresentam icterícia - um tom amarelado na pele - mas que também pode ser útil para combater rugas e manchas na pele, além de doenças como psoríase, vitiligo e eczema, por exemplo.

. Respirador:
este aparelho possui um controle de ventilação muito avançado, conseguindo contribuir para que os recém-nascidos se recuperem e consigam ser retirados da respiração artificial mais rapidamente. Além disso, permite que a equipe faça um monitoramento das funções do paciente, oferecendo uma gama de dados que auxilia no trabalho da equipe.

3. Incubadora e Berço Aquecido:
equipamento que reúne todos os recursos de uma estação de atendimento neonatal em um só berço, com aquecimento, colchão especial, base elevatória e giratória, portas basculantes para acesso rápido ao bebê e controle para monitoramento de sinais vitais, além de demais recursos técnicos.