• Clique para realizar uma busca
  • Santa Casa no Facebook

NOTÍCIAS

04/04/2017

Dia Nacional do Parkinsoniano

A data visa conscientizar e alertar a sociedade sobre o Mal de Parkinson e as demais doenças parkinsonianas, responsáveis por afetar o sistema nervoso central.

Esta doença é mais comum nas pessoas que já atingiram a terceira idade (a partir dos 60 anos) e é caracterizada por afetar a movimentação muscular do indivíduo.

Entre os principais sintomas estão os tremores involuntários, a rigidez corporal, a instabilidade de postura e a lentidão de movimentos.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente aproximadamente 1% da população mundial com mais de 65 anos tem a doença.

O Dia Nacional do Parkinsoniano também ajuda a disseminar informações corretas sobre os avanços a nível de tratamento que a doença obteve ao longo dos anos. Hoje em dia, existem alternativas que ajudam a duplicar a expectativa de vida das pessoas que sofrem com este mal.

Ainda não existe uma resposta definitiva sobre os motivos que levam ao desenvolvimento da doença de Parkinson, mas alguns estudiosos acreditam que fatores hereditários e ambientais estejam envolvidos

02/04/2017

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

> Origem do Dia Mundial do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

> Dia do Autismo no Brasil

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença.

Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

> O que é o Autismo?

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

02/04/2017

ADOTE UMA CADEIRA DE RODAS

ADOTE UMA CADEIRA DE RODAS


O Complexo Hospitalar de Franca - composto pelas unidades Santa Casa, Hospital do Coração e Hospital do Câncer - está promovendo a campanha "Adote uma Cadeira de Rodas" para que você, empresário ou pessoa física, possa ajudar a instituição a adquirir cadeiras de rodas para transporte dos pacientes nas unidades hospitalares, ampliando o conforto e segurança para estas pessoas.

A cadeira doada terá uma plaqueta com o nome do responsável pela doação em forma de reconhecimento e gratidão por esta nobre ação.

Setores:

07 cadeiras de rodas – recepção Central Hospital Geral;

10 cadeiras de rodas – Materno infantil;

10 cadeiras – Ortopedia;

10 cadeiras – Reabilitação;

10 Cadeiras – Hospital do Câncer;

10 Cadeiras – Hospital do Coração

 

Contamos com sua ajuda!

Ligue: (16) 3711-4041 ou 3711-4040.

02/04/2017

Diretoria da Santa Casa de Franca recebe Senador Airton Sandoval

31/3 - O presidente da Santa Casa, José Cândido Chimionato e sua diretoria administrativa receberam o Senador Airton Sandoval em uma reunião durante o período do almoço, na qual falaram sobre o Complexo Hospitalar no que tange às necessidades financeiras para a plena prestação dos serviços de saúde para o SUS.

O Senador esteve acompanhado do sr. Fernando Baldochi; por parte da Santa Casa, além do presidente Chimionato, estiveram presentes: Tony Graciano (vice-presidente), Dr. Sidnei Martins de Oliveira (diretor financeiro), Thiago Silva (administrador hospitalar) e Marcelo Reis (gerente de relações institucionais).

02/04/2017

Palestra no AME de Franca: “Relações Humanas no Trabalho”

30/3 - Os colaboradores do AME de Franca participaram de uma palestra sobre o tema “Relações Humanas no Trabalho”, ministrada por Débora Nassif Alves Rodrigues – Psicóloga e Analista de Desenvolvimento Humano do Complexo Hospitalar Santa Casa de Franca.

Em sua palestra, Débora abordou sobre relações interpessoais e entre setores no trabalho, respeito e ética profissional, utilizando dinâmicas descontraídas no intuito de proporcionar um clima favorável entre os participantes – alcançando um ótimo aproveitamento dos temas trabalhados.

Ainda, os colaboradores tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre alguns aspectos da vida pessoal de seus colegas de trabalho, levando-os a desenvolver um olhar mais compreensivo em relação ao outro, em função da identificação e compreensão, que leva a evitar conflitos e proporcionar relacionamentos mais saudáveis.

Débora também falou sobre a importância do relacionamento dos colaboradores com o público atendido, procurando manter a cordialidade, ser acessível e prestativo, facilitando os processos diários, para que estes usuários possam sentir-se confortáveis e bem atendidos – o que resulta em um ambiente leve e positivo, gerando continuamente melhores resultados.

Após a palestra, todos se reuniram para um descontraído lanche da tarde de confraternização.

O AME de Franca já é referência entre os AMES do Estado em seu modelo de gestão, tanto no aspecto de controle financeiro/contábil e de prestação de serviços de saúde, quanto em recursos humanos - e procura manter a melhoria contínua em todos eles, visando a excelência.


30/03/2017

ADOTE UMA CADEIRA DE RODAS

ADOTE UMA CADEIRA DE RODAS


O Complexo Hospitalar de Franca - composto pelas unidades Santa Casa, Hospital do Coração e Hospital do Câncer - está promovendo a campanha "Adote uma Cadeira de Rodas" para que você, empresário ou pessoa física, possa ajudar a instituição a adquirir cadeiras de rodas para transporte dos pacientes nas unidades hospitalares, ampliando o conforto e segurança para estas pessoas.

A cadeira doada terá uma plaqueta com o nome do responsável pela doação em forma de reconhecimento e gratidão por esta nobre ação.

Setores:

07 cadeiras de rodas – recepção Central Hospital Geral;

10 cadeiras de rodas – Materno infantil;

10 cadeiras – Ortopedia;

10 cadeiras – Reabilitação;

10 Cadeiras – Hospital do Câncer;

10 Cadeiras – Hospital do Coração

 

Contamos com sua ajuda!

Ligue: (16) 3711-4041 ou 3711-4040.

30/03/2017

AME realizou treinamento para equipe de Radiologia.

28/3 - O treinamento foi ministrado pelo Vitor M Gelonezi – Físico Médico ÍSICO MÉDICO 
ABFM RX 291/1220 CNEN FM 0268 / MN 1051

O tema Proteção Radiológica - foi de acordo com programa de treinamentos periódicos contemplando:  proteção de operação dos equipamentos, utilização de equipamento de proteção individual (EPI) para pacientes, equipes e eventuais acompanhantes, procedimentos para minimizar as exposições ocupacionais, uso de dosímetros individuais, processamento radiográficos e dispositivos legais.

Esses conhecimentos são fundamentais para manter a equipe em um constante processo educativo, com a finalidade de aprimorar os colaboradores e consequentemente melhorar a assistência prestada aos usuários, buscando sempre oferecer uma qualidade nos exames de diagnósticos, prezando a segurança do pacientes. acompanhantes e colaboradores usando os princípios básicos da proteção radiológica.

28/03/2017

Pacientes do Hospital do Câncer são beneficiadas por projeto da Sociedade dos Cegos

Na manhã desta terça-feira, 28/3, no Quiosque do Hospital do Câncer de Franca, a Sociedade dos Cegos fez uma doação de 23 almofadas para suporte de braço para as pacientes pós-mastectomizadas (cirurgia para retirada parcial ou total da mama) do Hospital do Câncer de Franca.

A iniciativa partiu da Sociedade Francana de Instrução e Trabalho para Cegos, como projeto de trabalho com os usuários, no qual estes confeccionam almofadas em formato de coração, próprias para apoio de braço das pacientes que passaram por mastectómica, proporcionando conforto e prevenindo complicações na fase de reabilitação. O projeto recebeu o nome de “Alessandra Cristina de Oliveira” em homenagem a uma usuária da Sociedade dos Cegos que lutou contra o câncer por vários anos, vindo a falecer.

O Centro de Voluntários da Saúde – presidido por José Luís de Oliveira Beneli, apoia a iniciativa – e resolveu ampliar o projeto, colaborando com a doação de tecidos de algodão e demais materiais, para que a Sociedade dos Cegos continue a confeccionar mais almofadas, que posteriormente serão doadas a cada paciente mastectomizada no momento da alta médica.

A supervisora do Centro de Reabilitação do Hospital do Câncer, Gabriela Kiellander Covas e a fisioterapeuta Georgiana Flausino, juntamente com toda a equipe multiprofissional, agradecem e apoiam a iniciativa, que proporcionará grande suporte no trabalho de reabilitação destas pacientes.

Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca 2014 © Todos os Direitos Reservados
Visualcom

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.