02/12/2015

“Ronda de Flauta Doce” faz apresentação no Hospital do Câncer de Franca

O Projeto “Ronda de Flauta Doce” promoveu, na manhã do dia 2 de dezembro, uma apresentação para os pacientes do Hospital do Câncer de Franca e seus familiares e acompanhantes. A equipe responsável levou neste dia, alunos de nove escolas estaduais integrantes do projeto na cidade.

A apresentação no hospital contou com um repertório de músicas românticas e temas natalinos, já antecipando o tão esperado clima de festas de fim de ano.

Segundo Adriana Vidal - coordenadora pedagógica de arte da Diretoria de Ensino de Franca - o projeto surgiu em 2005, com o intuito de beneficiar os alunos de todas as escolas estaduais de Franca; e tem gerado frutos, pois a cada ano mais alunos se envolvem e o grupo tem feito apresentações em diversas instituições e estabelecimentos.

Para a professora de arte Jaqueline Cintra, a música é uma importante ferramenta para os processos cognitivos e pedagógicos, contribuindo para o desenvolvimento global da criança e do jovem, além de inseri-los em um contexto comunitário, no qual percebem a sua importância como agentes integrantes e transformadores da sociedade, gerando um sentimento de pertencimento e cidadania.

As escolas estaduais participantes da apresentação deste ano no hospital foram: Profa Lina Rocha, Profa. Amália Pimentel, Profa. Josephina Zinni Almada, Suzana Ribeiro Sandoval, Coronel Francisco Martins, Adalgisa de São José Gualtieri, Profa. Helena Cury de Tacca, Profa. Adelina Pasquino Cassis e Sudário Ferreira.

José Cândido Chimionato, presidente do Complexo Hospitalar de Franca - que compreende o Hospital Central (Santa Casa), Hospital do Coração e Hospital do Câncer – destacou: “É com imensa alegria que por mais um ano recebemos a visita destas crianças, acompanhadas de seus mestres e educadores, que através da música alimentam de esperança as mentes e espíritos dos nossos pacientes, que enfrentam momentos tão delicados em suas vidas. Em meu nome e de toda a diretoria, médicos, voluntários e colaboradores de nossa instituição, parabenizo e agradeço aos responsáveis por este projeto, por concretizarem este trabalho de inigualável importância social e grandeza humanitária”, finalizou Chimionato.