16/10/2015

Hospital do Câncer inaugura Upgrade na Radioterapia

A Diretoria Administrativa do Complexo Hospitalar de Franca, que compreende a Santa Casa, Hospital do Coração e Hospital do Câncer, inaugurou na manhã do dia 15 de outubro, o Upgrade da Radioterapia, com um Café da Manhã no Quiosque do Hospital do Câncer, às 9 horas.

Estiveram presentes o prefeito Alexandre Ferreira e vereadores, médicos e colaboradores do Hospital do Câncer, representantes do Hospital São Joaquim/Unimed, a Diretoria Administrativa do Complexo Hospitalar Santa Casa de Franca, o presidente e o vice do complexo – José Cândido Chimionato e Tony Graciano, dentre outros convidados.

O investimento para aquisição do equipamento foi da ordem de 1,1 milhão de reais; montante este, oriundo de doações da comunidade, tanto dos contribuintes mensais do Telemarketing do Hospital do Câncer, quanto da arrecadação com eventos realizados por empresas parceiras com participação da sociedade. Na ocasião, foram homenageados alguns destes contribuintes do Hospital do Câncer, que foram sorteados entre os 15 mil outros doadores, para representar esta importante parcela da comunidade que ajuda o hospital.

“A participação da comunidade e de empresas parceiras tem sido fundamental para podermos investir em novos equipamentos e também na atualização dos já existentes, como é o caso do acelerador linear da radioterapia; só temos a agradecer a toda a comunidade e dizer que estamos de portas abertas para quem quiser agendar uma visita e conhecer a estrutura do Hospital do Câncer”, disse o presidente voluntário do hospital, José Cândido Chimionato.

O Hospital do Câncer de Franca é o primeiro hospital no Brasil e o terceiro no mundo a utilizar o software de gerenciamento Aria versão 13.6 – recém inaugurado - que permite uma total integração entre o sistema de planejamento do tratamento e o equipamento de radioterapia, aumentando ainda mais a segurança nas aplicações e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Este equipamento já está em funcionamento na Radioterapia do Hospital do Câncer, atendendo 83 pacientes por dia.

Entenda a atualização do aparelho:

O equipamento promove um upgrade no Acelerador Linear (aparelho de Radioterapia) já existente no hospital, agregando novas e variadas funções relativas ao tratamento. Uma destas muitas funções chama a atenção – é o acessório Multi Leafs (ou Colimador Muti-lâminas), que faz uma leitura da área afetada, escaneando o tumor em diversas lâminas e produzindo uma imagem tridimensional do mesmo, possibilitando a aplicação da radioterapia com intensidade modulada (IMRT) focada no tumor, sem prejudicar partes com tecidos saudáveis do corpo; isto permite uma melhor qualidade de vida ao paciente em tratamento, pois os efeitos colaterais são drasticamente reduzidos. O software de gerenciamento Aria versão 13.6 (1º no Brasil) permite uma total integração entre o sistema de planejamento do tratamento e o equipamento de radioterapia, aumentando ainda mais a segurança nas aplicações e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Confira algumas fotos: