• Clique para realizar uma busca
  • Santa Casa no Facebook

NOTÍCIAS

18/02/2017

Dia Internacional da Síndrome de Asperger

A síndrome de Asperger é frequentemente considerada uma forma altamente funcional de autismo. Diferentemente do autismo clássico, quem tem Asperger não apresenta comprometimento intelectual e retardo cognitivo. Por isso, os primeiros sintomas e sinais do distúrbio costumam ser ignorados pelos pais.

 

Os primeiros sintomas e sinais da síndrome de Asperger podem aparecer nos primeiros anos de vida da criança, mas raramente são valorizados pelos pais como algo negativo, especialmente se as manifestações forem leves. A grande maioria dos diagnósticos é feita na fase escolar, quando a dificuldade de socialização, considerada a característica mais significativa do distúrbio, manifesta-se com maior intensidade, juntamente com o desinteresse por tudo que não se relacione com o hiperfoco de atenção.

Quais são as características das pessoas portadoras da Síndrome de Asperger?

. Interesses específicos e restritos ou preocupações com um tema em detrimento de outras atividades.
. Rituais ou comportamentos repetitivos.
. Peculiaridades na fala e na linguagem.
. Comportamento social e emocionalmente impróprio e problemas de interação social;
. Problemas com comunicação (não há comprometimento da linguagem, estritamente falando).
. Transtornos motores, movimentos desajeitados e descoordenados.
. Apresentar um Q.I. verbal significativamente mais elevado que o não-verbal.
. Dificuldades em relacionamentos – sente dificuldade em fazer amigos, conseguir parceiros, desinteresse sexual e afetivo por outrem.
. Às vezes as pessoas com SA podem ser consideradas rudes, frias nos seus comportamentos, mas na verdade é só seu modo de tentar reagir ou entender ações.
. Apresentar dificuldade em compreender as mensagens transmitidas por meio da linguagem corporal, não consegue “ler” as intenções do outro.
. Comportamentos variáveis, ora como uma pessoa adulta, ora como uma criança.
. Fazer tudo da maneira que acha mais confortável, sem se importar com a opinião alheia. Isto é válido principalmente em relação à forma de se vestir e aos cuidados com a própria aparência.
. Amor e rancor recíproco – como reagem mais pragmaticamente do que emocionalmente, suas expressões de afeto e rancor podem ser curtas e fracas.
. Pessoas com SA sentem-se compelidas a corrigir erros, ou aquilo que pensam estar errado, mesmo que não conheçam bem o assunto que corrigem. Por isso, podem parecer ofensivos.
. Pessoas com SA tipicamente, tem um modo de falar “pedante”, usando um registro formal muitas vezes impróprio para o contexto.
. A interpretação literal é outro traço comum, tendo dificuldade em identificar ironias, gírias, sarcasmos e metáforas.

Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca 2014 © Todos os Direitos Reservados
Visualcom

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.