12/08/2014

Doação de múltiplos órgãos

A doação de órgãos é um momento imprescindível para quem aguarda o transplante e para garantir uma melhor qualidade de vida para estas pessoas. Em 2000 foram criadas as CIHDOTTs - Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, para organizar a captação de órgãos nos hospitais com mais de 80 leitos. A doação pode ocorrer em três momentos: o primeiro em vida, em que o doador precisa estar em boas condições de vida/saúde e que a retirada não comprometa suas funções vitais; o segundo momento ocorre com morte de coração parado e o terceiro momento ocorre quando o doador se encontra em morte encefálica, que consiste na parada completa e irreversível do encéfalo, constituído pelo cérebro e tronco cerebral.

A CIHDOTT da Santa Casa de Franca oferece às famílias dos potenciais doadores a possibilidade de doação de MÚLTIPLOS ÓRGÃOS, quando o paciente se encontra em morte encefálica e, de doação de córneas após a parada do coração, momento em que a doação deve ser feita, após o consentimento familiar. Porém, atualmente a recusa das famílias em autorizar a doação é muito grande, por desconhecimento da vontade do potencial doador. Para termos uma ideia deste cenário, em 2013, de 1.193 óbitos ocorridos, menos de 10% de doações de múltiplos órgãos foram efetivadas.

Por isso, é importante que qualquer pessoa que queira ser um doador, manifeste com clareza este desejo à sua família, para que esta possa autorizar a doação futura. É importante enfatizar a necessidade de uma reflexão sobre a doação de órgãos, pois existem muitas pessoas que seriam salvas, mas perdem suas vidas sendo que, órgãos saudáveis deixam de ser doados. Veja na tabela abaixo quantas pessoas esperam por transplantes, somente no Estado de São Paulo.

NÚMEROS DA FILA DE ESPERA
(Estado de São Paulo – dez/2013)

Coração .................................... 131
Córnea ...................................... 562