• Clique para realizar uma busca
  • Santa Casa no Facebook

NOTÍCIAS

14/03/2017

Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis.

A obesidade é definida como acumulação de gordura anormal ou excessiva que pode prejudicar a saúde. A obesidade é um fator de risco potente para o desenvolvimento de doença renal. Potencia as principais causas de Doença Renal Crónica (DRC), como diabetes e hipertensão, e tem um impacto direto no desenvolvimento da lesão renal: em indivíduos afetados pela obesidade, os rins têm de trabalhar mais, filtrando mais sangue do que o normal (hiperfiltração) para satisfazer as exigências metabólicas do aumento do peso corporal. A boa notícia é que a obesidade, em grande parte evitável. Educação e consciencialização dos riscos da obesidade e um estilo de vida saudável, incluindo nutrição adequada e exercício físico, podem ajudar dramaticamente na prevenção da obesidade e doença renal.

09/03/17 - Em comemoração a Semana do Dia Mundial do Rim, foi realizado orientações sobre a "Prevenção das Doenças Renais" para os pacientes e visitantes do Complexo Hospitalar. No local os profissionais esclareceram as dúvidas sobre doença renal.

09/03/2017

Diretoria da Santa Casa de Franca recebe Vereador Corrêa Neves Júnior

Nesta manhã, 9 de março, o presidente da Santa Casa, José Cândido Chimionato e sua diretoria administrativa e técnica, receberam o vereador Corrêa Neves Júnior em uma reunião, na qual falaram sobre as demandas do Complexo Hospitalar em relação ao município e também acolheram propostas do vereador em relação ao atendimento dos usuários do sistema de saúde.

O vereador esteve acompanhado de sua assessora Denise Silva; por parte da Santa Casa, além do presidente Chimionato, estiveram presentes: Tony Graciano (vice-presidente), Dr. Ciro de Castro Botto (diretor clínico), Dr. Marcelo de Paula Lima (diretor técnico), Dr. Sidnei Martins de Oliveira (diretor financeiro) e Marcelo Reis (gerente de relações institucionais).

07/03/2017

Santa Casa realiza Kaizen no Centro Cirúrgico

Na manhã de 6 de março, aconteceu a abertura oficial do Evento Kaizen no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Franca.

Uma equipe multiprofissional foi escalada dando início aos trabalhos que irão identificar os diversos pontos com potenciais melhorias no setor, focando na prevenção da infecção hospitalar, através da conscientização dos profissionais quanto às normas e protocolos de higienização, além de adequações no espaço físico, que irão proporcionar uma dinâmica mais eficiente nos processos do Centro Cirúrgico.

Os componentes do Kaizen estão contando com o apoio dos profissionais do CCIH da Santa Casa (Comissão de Controle de infecção Hospitalar), da Tecnologia da Informação, Manutenção, Limpeza e demais áreas necessárias ao suporte técnico.
O processo será concluído nesta sexta-feira, 10 de março, quando os participantes se reunirão no anfiteatro da Santa Casa para apresentação dos resultados.

A filosofia Kaizen é originária do Japão e significa “mudança para melhor” – visando a melhoria contínua em todos os processos e estruturas de uma organização, independente de sua linha de atuação. Na área da saúde, a Santa Casa de Franca tem implantado esta filosofia de forma praticamente pioneira, uma vez que apenas alguns hospitais no Brasil já deram início a este trabalho.

Em pouco mais de três anos o Complexo Hospitalar de Franca (Santa Casa, Hospital do Coração e Hospital do Câncer) tem obtido excelentes resultados, pois, a melhoria nos processos e no próprio espaço resultou em economia e melhor uso de recursos, com foco em novos investimentos, otimização de tempo e dinamização no atendimento ao público usuário das unidades hospitalares.

05/03/2017

Treinamento - Capacitação

A equipe de gestores do Complexo Hospitalar realizou o T.E.A.L. - Treinamento Experiencial ao Ar Livre, tendo como objetivo o desenvolvimento humano. O treinamento ajuda a promover a conscientização sobre a importância do cooperativismo na qualidade profissional, na realização dos trabalhos diários, na organização, no desenvolvimento e propõe ainda motivação para execução dos objetivos através das atividades executadas, novas experienciais, vivências lúdicas e dinâmicas de grupo fora da sua zona de conforto em cenários naturais exuberantes. Também aconteceu o treinamento com a Metodologia Eneagrama – ministrado por Roberto Silva – Sociólogo, Coach e Trainer em Programação Eneagrama, com objetivo de aprendizado da metodologia em busca de melhores soluções na dinâmica do ambiente de trabalho. - Coordenação dos trabalhos - Consultoria LURE.

 

05/03/2017

Voluntários doam cadeiras de rodas para Santa Casa

O Centro de Voluntários da Saúde de Franca, por meio de seu presidente, José Luiz de Oliveira Beneli, fez a doação de cinco cadeiras de rodas para a Santa Casa de Franca.

O responsável pelo Controle Patrimonial do hospital, Vanderson Campos, cadastrou imediatamente os bens doados, direcionando-os para uso na área de Ortopedia, que tem uma grande demanda deste tipo de equipamento.

Na foto, a voluntária e ex-presidente do Centro de Voluntários, Ângela Maria Braga, faz a entrega das cadeiras para Vanderson Campos.
______

* A Santa Casa de Franca ainda necessita de doações de cadeiras de rodas para outros setores dos hospitais Central, Coração e Câncer.

* Se você tem interesse em doar uma cadeira ou colaborar com uma quantia, entre em contato com o setor de Captação de Recursos, com Clésia Cintra,  pelos telefones (16) 3711 4041, (16) 99223-6606, (16) 3705-9308 ou 99967-2030.

 

NOSSOS PACIENTES AGRADECEM!

05/03/2017

AME - Ambulatório Médico de Especialidades de Franca

CLASSIFICAÇÃO FINAL
Prova TÉCNICO DE ENFERMAGEM
Edital 09/2016

02/03/2017

AME - Ambulatório Médico de Especialidade de Franca

LISTA FINAL DE CLASSIFICAÇÃO
Processo Seletivo para ENFERMEIRO
Edital 07/2016

02/03/2017

Santa Casa de Franca recepciona novos médicos residentes

Os novos médicos que irão cursar a Residência Médica a partir de 2017 foram recebidos dia 1º de março, pela equipe da área de Ensino e Pesquisa e Comissão da Residência Médica, que prepararam uma cerimônia especialmente para oferecer as boas-vindas.

A supervisora da área de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Rute Moraes Silva, iniciou com uma apresentação sobre a Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca, explicando que esta tem uma história de 120 anos, que serão completados em junho deste ano, e que hoje é um grande complexo hospitalar, composto pelas unidades do Hospital Central, Hospital do Coração e Hospital do Câncer – sendo ainda responsável pela administração do AME – Ambulatório Médico de Especialidades de Franca.

Explicou ainda, que a Santa Casa é um hospital de referência em atendimentos de alta complexidade, não só para Franca, mas para 22 municípios da região, com um público estimado de 700 mil habitantes; apresentando ainda os títulos e certificações conquistados pela instituição, como por exemplo, Hospital de Ensino, Hospital Amigo da Criança, Hospital Ouro em Qualidade, 9ª Melhor Maternidade, 2º Melhor Hospital do Estado de São Paulo, Banco de Leite (2 títulos consecutivos de qualidade e excelência) entre outros, que tornam a Santa Casa de Franca um importante centro de atendimento ao público e formação de profissionais, não só da Medicina, mas de várias profissões relacionadas à saúde.

Inicialmente, o Dr. Laurence Dias de Oliveira (Coord. da COREME – Comissão da Residência Médica) falou aos novos residentes sobre a importância do empenho de cada um em relação ao estudo e ao aprendizado prático, para a efetiva formação como profissional. Em seguida, o Dr. Eduardo Migani Teixeira (Coord. Resid. de Ginecologia e Obstetrícia) disse que a Santa Casa de Franca tem um excelente histórico na formação de médicos, talhando profissionais de alto nível e que após o período de residência prestam um trabalho de excelência, sendo disputados no mercado de trabalho. Da mesma forma o diretor clínico, Dr. Ciro de Castro Botto, reafirmou aos residentes a necessidade do empenho e seriedade, colocando-se à disposição dos alunos para qualquer forma de auxílio e apoio necessários ao pleno desempenho dos mesmos durante a Residência.

Na sequência, também falaram aos novos residentes os seguintes médicos do Complexo Hospitalar: Dr. Marcelo de Paula Lima (Diretor Ténico), Dr. Wilson Cunha Júnior (Coord. Resid. de Clínica Médica), Dr. Mateus Rodrigues Alves de Figueiredo (Coord. Programa de Residência de Cirurgia Geral), Dr. José Osiel de Almeida (Coord. Resid. de Anestesiologia).

Concluindo a cerimônia de recepção, o presidente da Santa Casa, José Cândido Chimionato parabenizou aos presentes e falou sobre a importância dos médicos residentes manterem a cordialidade e bom relacionamento com o público atendido e com os profissionais da casa, enfatizando que o respeito a todos, sem distinção, é uma filosofia firmemente respeitada nas unidades hospitalares da instituição, tornando o ambiente saudável e propício à realização de seu principal objetivo, que é prestar um atendimento de saúde com qualidade em busca constante pela excelência; assim, encerrou agradecendo a todos por terem escolhido a Santa Casa de Franca para cursar a residência médica.

Ao término da cerimônia, os presentes se reuniram para um café da manhã de confraternização e logo após, dirigiram-se para as áreas nas quais atuarão, acompanhados pelos médicos preceptores que os apresentaram às respectivas equipes dando início ao trabalho de instrução.

Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca 2014 © Todos os Direitos Reservados
Visualcom

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.